experiênciasmoto
roteiro moto

Quatro cidades, um mês e muitas semelhanças


Escrito por Motorola

Sete semelhanças ente Recife, Porto Alegre, Salvador e Curitiba, cidades que fazem aniversário no mês de março.

É no mês de março que algumas das principais capitais brasileiras completam mais um ano de existência. A começar pelo Rio de Janeiro, do qual já falamos por aqui – com direito a roteiro boêmio e tudo! Nas próximas semanas, Recife, Porto Alegre, Salvador e Curitiba também fazem aniversário, e aproveitamos para mostrar que elas têm muito mais em comum do que a data de aniversário! Já imaginou o que poderia unir quatro cidades, à primeira vista, tão diferentes? A gente já! Olhe só:

1. Todas elas foram cidades-sede na Copa do Mundo de 2014 – e realmente usam os estádios!

A Arena da Baixada (Curitiba), o Beira Rio (Porto Alegre), a Arena Pernambuco (Recife) e a Arena Fonte Nova (Salvador) receberam jogos do mundial e, como estão em cidades com tradição em campeonatos nacionais, continuam a ser muito bem aproveitados pelos torcedores.

Arena Pernambuco, em Recife (foto: reprodução).

2. Em todas as cidades, o consumo de farofa é muito comum.

OK, a gente sabe: o prato é popular no Brasil todo. Mas nessas cidades, em particular, o preparo ganha ingredientes muito particulares. Em Salvador, por exemplo, usa-se como gordura o azeite de dendê, que dá cor e sabores únicos à farofa. Já em Porto Alegre, a base de farinha de milho pode ganhar alguns integrantes inusitados, como o pinhão e a erva-mate.

Farofa com dendê (foto: reprodução).

3. Elas têm Jardins Botânicos incríveis.

E nem todos são muito conhecidos. Se você tem passagem marcada para algumas dessas cidades, vale incluir no roteiro uma visita ao Jardim Botânico! Eles costumam ser mais tranquilos do que os parques e ainda oferecem uma vista incomum das capitais.

Jardim Botânico de Curitiba (foto: reprodução).

4. A cena musical das cidades vive uma fase de renovação.

As quatro capitais têm representantes de peso na história da música nacional – pense em nomes como a Nação Zumbi, de Recife, e a Cachorro Grande, de Porto Alegre. Mas, nos últimos anos, o surgimento de novos artistas, que fogem dos estereótipos locais e não seguem um único estilo, tem ajudado a atualizar a cena musical. Vale ficar de olho em bandas como Apanhador Só e Dingo Bells (Porto Alegre), Johnny Hooker (Recife), Russo Passapusso (Salvador) e Naked Girls & Aeroplanes (Curitiba).

Apanhador Só (foto: divulgação).

5. O calor (insuportável) no verão

Embora seja muito mais associada ao Norte e ao Nordeste do País, a temperatura que bate os 40ºC no verão (com sensação térmica de 50ºC) também aparece no Sul! Porto Alegre e Curitiba são especialmente quentes na estação. Não acredita? Só no mês passado os termômetros da capital gaúcha atingiram 39ºC!

6. São as maiores cidades de suas respectivas regiões

São 1,6 milhão de pessoas no Recife e 2,9 milhões em Salvador, as maiores capitais do Nordeste. Representantes do Sul, Curitiba tem 1,8 milhão de habitantes e Porto Alegre 1,4 milhão.

7. As quatro cidades vão oferecer uma programação especial em seus aniversários

Em Recife, existe até a possibilidade de uma reunião da Nação Zumbi! O show deve ser realizado no dia 12 de março, aniversário da cidade e véspera do nascimento de Chico Science, que completaria 50 anos. Já entre as comemorações de Curitiba estão a organização de uma Semana Literária e a de um Festival de Hip Hop.

Nação Zumbi (foto: divulgação).

Para não perder nenhum dos aniversários, anote as datas:

Curitiba: 29/03 (323 anos);
Porto Alegre: 26/03 (244 anos);
Recife: 12/03 (479 anos);
Salvador: 29/03 (467 anos).

POSTS RELACIONADOS

experiênciasmoto

A espera acabou: Moto X Play começa a ser vendido hoje

motostyle
arte

Moda e tecnologia na loja da Cotton Project