Há sete anos, a empresária Susana Jung realizava o evento Orla Viva, na beira do lago Guaíba, na Zona Sul de Porto Alegre. Em 2014, ela decidiu dar um passo a mais e criar uma atração itinerante, nos mesmos moldes, mas que englobasse toda a cidade. Foi assim que nasceu o Tô na Rua.
A ideia é reunir entretenimento, alimentação e comércio em um só lugar. E, ao mesmo tempo, movimentar bairros de todos os cantos da capital gaúcha. Participam bandas autorais e do cenário da música do sul do Brasil, food trucks e food bikes, artesãos e marcas locais.
Desde então, as edições são realizadas mensalmente, em finais de semana. O número de expositores varia, mas o cadastro do Tô na Rua conta com mais de 600 marcas porto-alegrenses. Nestes cinco anos de existência, a estimativa é que cerca de 350 mil pessoas tenham circulado pelas feiras e shows. A visibilidade gerada pelos eventos, realizados sempre ao ar livre, tornou-se uma oportunidade para os pequenos negócios que estão começando se apresentarem ao público.
Um dos motivos do Tô na Rua reunir tanta gente é a diversidade das suas atrações. “As pessoas vêm em massa de toda a região metropolitana de Porto Alegre para encontrar amigos, se divertir e encontrar novas marcas”, destaca Susana.
“Acredito que fizemos uma revolução no mercado local. Divulgamos estabelecimentos dos bairros e reunimos microempreendedores de diversas áreas. Com isso, geramos oportunidades de negócios e serviços para quem circula e para quem expõe”, completa a idealizadora do projeto.
O Tô na Rua é gratuito. A programação completa está disponível na página oficial do Facebook.
Veja também: A revitalização do Quarto Distrito de Porto Alegre.