hellocidades
hellopoa

Vila Flores: colaboração, arte e educação em Porto Alegre


Escrito por Motorola

Conheça o Vila Flores, associação cultural que promove ações sociais na capital gaúcha

Situado num complexo arquitetônico de valor histórico em Porto Alegre, o Vila Flores é uma associação cultural que, através da colaboração, promove diversas ações sociais, culturais e educativas na capital gaúcha.

Nós do Hello Moto conversamos com a coordenadora cultural Antônia Wallig para conhecer um pouco mais da história desse projeto.

Villa Flores. Foto: Ricardo Araújo.
Villa Flores. Foto: Ricardo Araújo.

Restaurando um patrimônio

Alta Vileiros em 2016. Foto: Ricardo Araújo.
Alta Vileiros em 2016. Foto: Ricardo Araújo.

Tudo partiu de uma proposta da família proprietária do local onde hoje fica o Vila Flores, que queria revitalizar as edificações históricas construídas entre 1925 e 1928 por José Franz Seraph Lutzenberger, um conjunto arquitetônico formado por três prédios listados no Inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Bairro Floresta.

Dessa iniciativa, outras pessoas abraçaram a causa e se uniram para criar a Associação Cultural Vila Flores. “São mais de 30 iniciativas e 120 pessoas de diversas áreas (artes, moda, arquitetura, cultura digital, empreendedorismo social, gestão ambiental, educação), que propõem atividades culturais, educativas e fomentam a economia local cotidianamente no espaço”, conta Antônia.

Colaboração, arte, educação e cultura

Arraial Vila Flores. Foto: Dani Villar.
Arraial Vila Flores. Foto: Dani Villar.

São muitas as atividades que acontecem hoje no Vila Flores, desde festas juninas que envolvem as comunidades do entorno, aulas de capoeira, yoga, até parcerias com universidade como a UFRGS.

“O Vila Flores hoje serve como um laboratório social e presta um serviço de utilidade pública para a cidade, preservando um patrimônio histórico, promovendo o acesso a cultura, abrindo espaço para novas formas de pensar a sociedade e suas dinâmicas de consumo e produção de bens e de conhecimento e buscando engajar as pessoas na construção de práticas cidadãs”.

Evento Hibridos com Vicent Moon. Foto: Fabio Alt.
Evento Hibridos com Vicent Moon. Foto: Fabio Alt.

Para Antônia, as pessoas são a essência e a razão do Vila Flores existir: “O Vila Flores é construído a partir do conceito de comunidade, por isso leva a palavra VILA no nome”. A associação aposta na ação coletiva como força motriz para a construção de uma sociedade melhor, através de pessoas que pensam, trabalham e produzem tudo em união.  

“É nestes espaços que exercitamos a colaboração, onde nos encontramos para desenvolver projetos, pensar soluções, debater ideias e colocar a mão na massa”, completa.

Conheça alguns projetos

Umas das colaborações que o Vila Flores promove é com a ESCOLA CONVEXO, que utiliza o espaço como laboratório para oferecer aulas de comunicação, lógica e empreendedorismo para a formação de líderes em comunidades carentes.

Outra parceria da associação é com a ONG Mulher em Construção, que desenvolve cursos de formação na área da construção civil voltados para mulheres, buscando promover a cidadania, autonomia e empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Quer conhecer mais projetos que rolam na Vila Flores? Então confira a nossa matéria sobre o Matehackers, espaço colaborativo destinado à tecnologia em Porto Alegre.


Foto em destaque no topo: Vila Flores, por Ricardo Araújo.

POSTS RELACIONADOS