motostyle
geek

10 motivos para amar o Brasil


Escrito por Motorola

Uma lista de dez motivos que tornam o Brasil um país maravilhoso.

Que o Brasil vive uma fase conturbada a gente sabe. Muito se tem discutido sobre a economia e as complexas questões políticas do País, que levam a uma dualidade nos discursos e a um clima de incertezas quanto ao futuro (nem tão distante assim). Mas, por mais que o momento não esteja assim tão tranquilo – ou favorável –, sobram motivos para a gente amar e sentir orgulho de morar aqui.

Não se trata de fechar os olhos para tudo o que está acontecendo, mas de lembrarmos a nós mesmos o tanto de características incríveis e surpreendentes sobre o Brasil, que completa 516 anos nesta sexta-feira (22). Fica aqui, então, a nossa homenagem, com 10 motivos para amar essa nação tão única:

1. Os memes

O brasileiro sabe, como poucos, rir de si mesmo. Aqui, até os mais complicados momentos da história viram motivo de piada – não faltam memes com os nomes das fases de investigações, com tweets antigos de políticos, com manifestações políticas, montagens engraçadas, e o que mais a criatividade permitir. Qual outro país tem memes tão incríveis quanto a Grávida de Taubaté, o “Taca-lhe Pau, Marco” ou o Trenzinho Carreta Furacão?

2. A comida

Coxinha, brigadeiro, feijoada, pão de queijo, acarajé, catupiry… Poderíamos passar o dia todo listando a quantidade de pratos típicos deliciosos que temos em cada canto das cinco regiões do Brasil. A nossa culinária, que conquista o estômago de qualquer gringo, é motivo de orgulho e também de muita saudade para os brasileiros que passam algum tempo fora daqui.

Foto: divulgação.

3. O empreendedorismo nato dos brasileiros

Já ouviu aquela expressão de que “crise pode ser sinônimo de oportunidade”? Isso faz muito sentido nas mãos de brasileiros que aproveitam como ninguém seus talentos na cozinha, com trabalhos artesanais ou começando do zero seus próprios negócios.

4. A imensidão do território brasileiro (e suas infinitas possibilidades)

O Brasil é um país tão grande e com tanta diversidade cultural que uma viagem do Oiapoque (Amapá) ao Chuí (Rio Grande do Sul) equivale a uma eurotrip. São 7 dias e meio para viajar os 5.598 km em linha reta que separam os dois extremos do País.

5. O cinema

Os filmes brasileiros têm ganhado uma notoriedade internacional cada vez maior, fugindo dos sucessos mainstream e produzindo curtas e longas de muita profundidade. Desde os anos 1990, filmes como “O Quatrilho”, “Central do Brasil”, “Cidade de Deus”, “O Som ao Redor”, “Tropa de Elite” e “Que Horas Ela Volta?” são premiados dentro e fora do País, fazendo com que a originalidade brasileira seja reconhecida tanto pela crítica quanto pelo público.

6. A diversidade de climas

O Brasil é dono de algumas das praias mais bonitas de todo o mundo. Mas nem só de verão vive o país tropical! Você também pode enfrentar a neve em São Joaquim, na serra catarinense, por exemplo. Por aqui dá para viver um pouquinho de cada estação!

7. Os festivais de artes

O País abriga alguns dos maiores festivais de artes e de música do mundo. O Festival de Dança de Joinville, o Rock in Rio, o Meca e o Psicodália são alguns exemplos. Não faltam também os eventos internacionais, como o Lollapalooza ou o Tomorrowland. Quem procura boa música, dança, teatro e cinema não precisa sair do País para acompanhar o que rola no mundo.

Rock in Rio | Foto: divulgação.

8. A variedade de frutas

No Brasil somos privilegiados por ter uma disponibilidade enorme de frutas, sempre fresquinhas e encontradas a preços acessíveis. Pode parecer banal, mas o suco natural, que aqui é algo tão cotidiano, é raridade em países da Europa e da América do Norte.

9. A higiene

O brasileiro é conhecido por ser um dos povos mais limpinhos do mundo! Hábitos comuns por aqui, como tomar mais de um banho por dia no verão e escovar os dentes até no trabalho, são motivo de estranhamento para muitos gringos. Isso se reflete até nas casas brasileiras, que costumam ser limpas com mais frequência do que fora daqui.

10. O carinho

OK, é clichê, mas tem como deixar de fora o calor humano dos brasileiros? A gente costuma ser muito apegado à família, aos amigos e tem o hábito de distribuir beijos e abraços até a semiconhecidos! <3

POSTS RELACIONADOS

motostyle
geek

8 dicas para arrasar no Instagram Stories

#hellocidades
hellopoa

Bloco “Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só” anima as ruas de Porto Alegre