motostyle
social

A importância da doação de sangue no Brasil


Escrito por Motorola

Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, saiba mais sobre a importância desse hábito aqui no Brasil.

Na próxima terça-feira, dia 14, será celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data, que foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), surgiu com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação para salvar vidas.

No Brasil, o número de transfusões e de bolsas de sangue coletadas tem crescido nos últimos anos. Segundo o Ministério da Saúde, só de 2013 para 2014 as taxas tiveram alta de 6,8% e de 4,55%, respectivamente. A consequência disso é notável: entre 2003 e 2013, a utilização de bolsas de sangue teve um aumento de 84% nos transplantes, de 619% nas cirurgias e de 627% em atendimentos de urgência. Impressionante, não?

Mas, mesmo sendo referência na área de doação entre os países da América Latina, do Caribe e da África, é preciso que o número de doadores continue crescendo por aqui. O desafio do País, além de ampliar esse número, é o de fidelizar os doadores, para que criem o hábito de doar e voltem voluntariamente.

Por enquanto, somente 1,8% da população brasileira, entre 16 e 69 anos, doa sangue. Para a ONU, a taxa ideal seria de 3% a 5%, o que já ocorre em países como o Japão e os EUA. Para Dimas Tadeu Covas, diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, em entrevista à BBC, “é preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente.”

A doação de sangue é essencial para os atendimentos de urgência, as cirurgias complexas, o tratamento de doenças crônicas e ainda para as doenças oncológicas variadas, que precisam de transfusão com frequência. Hoje, existem 32 hemocentros coordenadores e 530 serviços de unidades de coleta distribuídos pelo Brasil – aqui a lista completa de endereços.

A seguir, você confere mais alguns dados sobre o perfil do doador brasileiro e da doação de sangue no País.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
música

Trilhas móveis inspiradas no Rock in Rio

hellocidades
hellorio

OPAVIVARÁ!: a arte como forma de ocupação do espaço público