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Campus Party em BH: uma maratona de tecnologia e inovação


Escrito por Motorola

Fomos ao grande festival de criatividade tecnológica conhecer projetos feitos de maneira colaborativa

Entre os dias 7 e 10 de novembro, a 3º edição da Campus Party (#CPMG3) ocupou a Serraria Souza Pinto, no centro da capital mineira. Com entrada gratuita, muita gente pôde viver intensamente o mundo da tecnologia e inovação nas mais de 150 atividades do evento, como palestras, workshops e maratonas hackers.

De um lado era possível ver um grupo de pessoas quebrando a cabeça para resolver problemas propostos pelo BNDES, e do outro, jovens experimentando os novíssimos games interativos, tudo ao mesmo tempo.

A #CPMG3 contou com 150 palestrantes das mais diversas áreas ligadas à tecnologia
A #CPMG3 contou com 150 palestrantes das mais diversas áreas ligadas à tecnologia

Alguns stands chamaram a atenção do Hello Moto, como o dos jovens da Ex Machina, que com o apoio da universidade onde estudam, desenvolvem próteses mioelétricas por um custo que chega a ser 45 vezes mais baixo que as do mercado atual. Leandro César, de 21 anos, e Álvaro Faustino, de 19, estão à frente do projeto e afirmam que o produto poderá dar mais qualidade de vida às pessoas com deficiência.

“O que faz baratear é a adaptação da prótese para que ela seja produzida por impressora 3D. Além disso, estamos melhorando a conexão entre os músculos e a prótese. A pessoa com deficiência poderá realizar movimentos complexos e variados”, explica Leandro.

Como o empreendedorismo foi um dos temas principais da Campus Party, as startups tiveram presença destacada. Mais de 50 jovens empresas expuseram suas ideias, serviços e produtos na imersão tecnológica, além de receberem consultorias de empreendedores renomados.

Samuel Henrique e Greg Antunes, os criadores da Starfeed
Samuel Henrique e Greg Antunes, os criadores da Starfeed

Um exemplo é a startup que desenvolve o aplicativo Starfeed. Criada por Samuel Henrique e Greg Antunes, ambos de 22 anos, a empresa quer facilitar e qualificar a interação entre professores e alunos através do seu aplicativo. “Com apenas 8 cliques, o feedback de aulas, trabalhos e provas é realizado”, afirma Greg. “A partir disso é possível saber o perfil de aluno e professor, e eles dão ‘match’, como acontece no Tinder”, completa Samuel.

Os dois são colegas no curso de Ciência da Computação e desenvolveram o aplicativo em apenas 3 semanas. Eles disseram que algumas universidades já são suas clientes, e que elas tendem a usar os usar os relatórios de ‘matchs’ entre alunos e professor para criar turmas especiais, grupos de pesquisa etc.

A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, realizando edições em dezenas de países. Em Minas Gerais, ela foi organizada pela Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT).

Confira também as novidades tecnológicas do Rec’n’Play 2018, que aconteceu durante os mesmo dias, no Recife.

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