Ao longo dos anos, a história sempre foi contada através de livros e quadros. E, há mais de 100 anos, também registramos esses momentos com a fotografia. O projeto intitulado Everyday Brasil faz parte de uma rede mundial que registra momentos cotidianos no país e tem como finalidade valorizar e expor algumas situações da nossa cultura através da fotografia.
Em uma busca por projetos fotográficos diferentes, a fotógrafa Ivana Debértolis descobriu o Everyday Projects. E o trouxe para o Brasil. Nós ouvimos um pouco do que a fotógrafa tinha para contar durante sua visita à Casa #hellocidades em uma oficina muito especial. Então, o HelloMoto decidiu falar um pouco mais com ela sobre o projeto e contar para vocês como ele tem rolado por aqui.

“O Everyday é um projeto que documenta o dia a dia do país, por meio da fotografia, que tem como objetivo expandir o conhecimento sobre nossa cultura, lugares, pessoas e acontecimentos importantes, a partir do trabalho produzido por fotógrafos de todo o país.”

Assim como grande parte dos fotógrafos, Ivana teve o seu início da carreira marcada por outras profissões. “Até o começo dos anos 2000, eu trabalhava como atriz, quando surgiu o desejo de mudar de profissão, porém, não sabia ao certo o que estava procurando. A princípio, pensei em estudar cinema, mas acabei optando pela fotografia, que, mesmo despretensiosamente, sempre foi algo presente em minha vida.”
Como fotógrafa, além de ver o mundo de outra forma, houve uma transformação do interesse de Ivana pela história de outras pessoas. “O que ficou claro para mim, foi meu interesse pelo outro, pela história alheia (real ou inventada), por um mundo que não é o meu e que eu posso visitar ou criar. O que, de certa forma, entrega uma coerência sobre mim mesma. E perceber alguma coerência na própria trajetória gera um conforto, como algo em que se apoiar, principalmente nos momentos difíceis.”

Além de trazer um novo ponto de vista sobre o país, o Every Day Brasil impacta de diversas formas a vida das pessoas. “O projeto mostra o Brasil longe dos estereótipos, ao oferecer uma visão autêntica da sociedade local e ao possibilitar, também, que um maior número de pessoas tenha contato com a fotografia que é produzida, atualmente, no país.”

O Everyday Brasil, além de contribuir para mostrar como é o cotidiano das pessoas, transforma a vida profissional dos próprios fotógrafos participantes do projeto, inclusive de Ivana. “Hoje, eu tenho interesse em fotografar e investigar temas com os quais eu não me identificava tanto. Porém, mais do que isso, pude entender que o caminho que pretendo seguir, no âmbito da fotografia, é na área da curadoria. Tenho muito o que aprender, estou apenas começando.”