motostyle
arte

Da fotografia tradicional para o mobile: o que mudou?


Escrito por Motorola

Entrevista com Rodrigo Vieira sobre evolução da fotografia analógica para a digital.

A tecnologia vem transformando a maneira de realizarmos as nossas tarefas. Há algum tempo falamos sobre a evolução das tecnologias e hoje queremos discutir mais sobre as mudanças pelas quais vem passando a fotografia, em particular.

Da câmera analógica para a digital e, atualmente, o smartphone, muitas coisas mudaram. Não precisamos mais esperar dias para revelar as fotos, elas aparecem instantaneamente na tela e, no mesmo momento, já podem ser salvas na nuvem, sem você precisar sequer clicar em algum botão.

Para fazer vídeos, era uma dificuldade tamanha: as filmadoras eram enormes e a qualidade das imagens era péssima. Depois diminuíram o tamanho dos aparelhos, mas a coisa só começou a melhorar com as câmeras digitais.

A chegada do smartphone representou um grande salto. Primeiramente para os vídeos caseiros e agora o aparelho começa a se fazer presente em produções profissionais. Com o avanço tecnológico dos aparelhos é possível fazer grandes produções, como clipes e filmes em curta metragem, sem perder qualidade e com muita praticidade.

Muitos podem até dizer que um smartphone nunca irá substituir uma câmera, mas vejamos o Moto G Plus, com as opções do modo profissional e do duplo foco. Tecnologias e funções presentes em câmeras profissionais que já estão sendo aplicadas no seu smartphone. Para ampliar a nossa visão sobre o tema, falamos com Rodrigo Vieira (@rodrigobw), editor da revista ShooterMag e jurado do mObgraphia.

“Essa discussão entre a fotografia tradicional e a fotografia mobile já nasce datada. Muito em breve veremos dispositivos móveis com as mesmas características e qualidade de uma câmera DSLR (digital single-lens reflex). E esse momento está cada vez mais próximo.”

A tendência é que mais e mais produções sejam feitas com o uso de smartphones, e isso é muito bom, pois abre para todas as pessoas a possibilidade de se expressarem e produzirem materiais incríveis. “Vejo cada vez mais fotógrafos ‘brincando’ com o celular, e isso é algo positivo. Em breve passaremos desse nível de discussão e poderemos chamar tudo de fotografia”, afirma Rodrigo.

Foto de arte na Rua Oscar Freire, em São Paulo, tirada por Rodrigo

Ele ainda levantou outro ponto importante, que é sobre a receptividade das pessoas em relação ao  smartphone: “Acredito que eu jamais conseguiria as imagens que consigo utilizando uma DSLR. O celular consegue me deixar ‘invisível’ e o meu trabalho é muito menos invasivo sem eu perder qualidade.”

Seja tirando uma foto, fazendo um vídeo, ou simplesmente garantindo que suas fotos estarão seguras na nuvem, a tecnologia está aqui para nos ajudar. Que tal começar a aproveitar tudo isso e fazer vídeos e fotos como um profissional?

POSTS RELACIONADOS

#hellocidades

Construindo histórias através da fotografia

motostyle
geek

Vai ter selfie com o pavê sim!