phonelifebalance

Fuja das Fake News


Escrito por Motorola

5 dicas valiosas para não cair em notícias falsas na internet

A gente passa o dia todo consumindo notícias, informações e conteúdo na Internet. Tanto no nosso Moto, no computador de casa ou do trabalho, sempre tem uma abinha aberta com notícias e, mais ainda, com nossas redes sociais favoritas.

Rodando a timeline de nossas redes, vemos nossos amigos em bons momentos, muita foto de comida, vídeos de gatinhos e também um monte de notícia compartilhada. E é tanta coisa acontecendo no mundo que dá vontade mesmo de ir na onda e compartilhar mesmo sem conferir. Mas essa notícia é verdadeira? Ou é apenas mais uma das notícias falsas (fake news) criadas por algum site obscuro com intenções nada bacanas? Pois hoje a gente veio aqui dar uma ajudinha para todo mundo evitar cair na cilada de compartilhar notícias falsas e desinformar a geral, mesmo com a melhor das intenções.

Então segura o seu botão do Compartilhar aí e vem com a gente nesse guia anti notícias falsas. Confira a listinha de coisas a conferir antes de compartilhar qualquer coisa na internet:

1. Fonte da matéria

Sites sérios de notícias têm matérias assinadas por jornalistas. E uma matéria sem assinatura? Desconfie. O nome da assinatura é muito incomum, parece de mentira? Abra uma nova janela e dê uma pesquisada.

 

2. Seriedade do Site

Alguns sites de notícias falsas têm um layout igualzinho ao dos grandes portais e só tem uma letra ou o final da url trocada. Dê uma conferida no endereço antes de compartilhar. Domínios com finais que você nunca viu, ou trocas estranhas de letras ou números em geral são um sinal de alerta. Outra maneira de saber se um site é sério é a partir do seu expediente. Veículos de notícia sempre têm uma área contando quem trabalha lá e em que cargo. Desconfie também de sites muito cheios de banners, com excesso de informação publicitária e muitos pop-ups. Em geral esses são caça-cliques pouco comprometidos com a veracidade dos fatos.

 

 

3. Notícias verdadeiras se espalham rapidamente

Leu uma notícia super importante e quer compartilhar? Dê uma conferida se outros portais e jornais estão falando dela. Quando uma notícia só aparece em um único veículo é um sinal de alerta. Espere mais um pouco antes de dar um share para ter certeza.

4. Imagens

Às vezes o foco da notícia é uma imagem espetacular. Se for muito impressionante, vale dar uma pesquisada por imagens similares no Google. Assim você consegue perceber rapidamente se aquela é uma montagem ou se está fora do contexto original. Muitas vezes sites resgatam imagens antigas e colocam em outro contexto, só para polemizar.

5. Eu gostaria que fosse verdade

Muitas vezes a gente pensa de uma determinada maneira e aparece uma notícia na nossa timeline que só comprova aquilo, exatamente como pensamos. Estudos já mostraram que estamos sempre mais dispostos a compartilhar assuntos que confirmem o jeito que pensamos. Portanto, desconfie de tudo que é muito bom para ser verdade. Em geral, não é verdade mesmo. Simples, né? Claro que ter certeza de que a notícia que você está compartilhando é verdadeira mesmo dá um pouquinho mais de trabalho, mas vale muito a pena. Compartilhar boatos e fake news pode prejudicar muito a vida de pessoas reais, com sentimentos reais, além de ajudar a aumentar a quantidade de mentiras que circulam por aí. Portanto, sempre dê uma pesquisada antes de clicar no botão de compartilhamento. Em pouco tempo, você também se tornará uma fonte confiável  de notícias, e seus amigos terão certeza de que podem confiar em tudo o que vem da sua timeline. Quer presente melhor? Quer compartilhar esse conteúdo? Pode confiar! Nós da Comunidade sempre pesquisamos muito antes de trazer qualquer novidade para você, motofã. Afinal, a gente quer você sempre coladinho no seu Moto, com a timeline brilhando de real news e informações pertinentes.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
motolovers

Família moto g⁷ e família Loures juntas no Verão #BemBrasileira