hellocidades
hellopoa

Madrugada para os cinéfilos


Escrito por Motorola

Já pensou ir para o cinema às 3h da manhã? Ou, sair de lá às 7h30? Muito embora outras capitais tenham este atrativo há algum tempo, Porto Alegre só ganhou uma programação fixa de cinema de madrugada em 2019. E não é em qualquer lugar.

 

Primeira edição madrugadeira reuniu os fãs da Linn da Quebrada no Centro Histórico
Primeira edição madrugadeira reuniu os fãs da Linn da Quebrada no Centro Histórico

 

A Cinemateca Capitólio, célebre cinema antigo em pleno funcionamento nos dias atuais, vai realizar ao longo do ano quatro sessões do projeto “Noites na Cinemateca”, nas madrugadas de sábado para domingo, a cada dois meses. Com início às 23h59, a programação temática exibe quatro filmes e traz um convidado especial. 

A primeira, ocorrida no fim de abril, foi Cinema e Música, com a pré-estreia do filme Bixa Travesti, protagonizado por Linn da Quebrada. Na sequência teve filme dos Beatles e outro sobre Frank Zappa. “A sala lotou, 164 lugares. Mas foi variando ao longo da noite”, conta Leonardo Bomfim, programador da Cinemateca.

 

O cinema fica aberto para quem quiser chegar ao longo da madrugada.
O cinema fica aberto para quem quiser chegar ao longo da madrugada.

 

Em julho, a sessão especial é sobre Cinema e Erotismo, e trará a Porto Alegre uma grande atriz das pornochanchadas. Além disso, um dos quatro filmes sempre é surpresa, divulgado apenas na hora da exibição. “Na primeira madrugada foram quatro longas, e a segunda serão três longas e uma sessão de curtas, às seis da manhã” explica Leo. Também muito café para segurar a madrugada insone.

“Uma coisa leva a outra, a cidade vai ficando mais movimentada a partir do momento que os espaços ficam abertos. Porto Alegre tem essa coisa de que tudo fecha muito cedo. Estar aqui de madrugada é quase uma sessão manifesto, feita para quem quer passar a madrugada na rua e usufruir da cidade. Acho que é um movimento bem importante”, ressalta o programador.

 

Capitólio reabriu em 2015, após mais de uma década fechado para reformas
Capitólio reabriu em 2015, após mais de uma década fechado para reformas

 

A Cinemateca já fez anteriormente algumas sessões noturnas e mostras especiais na madrugada, mas esta é a primeira vez que acontece com regularidade.

Acompanhe a programação através do site: http://www.capitolio.org.br/

E você, como tem aproveitado a sua cidade durante a noite? Compartilhe a sua visão com as hashtags #hellocidades e #hellopoa. Nos vemos por aí!

POSTS RELACIONADOS