hellocidades
hellopoa

Cinco locais para ouvir música autoral em Porto Alegre


Escrito por Motorola

Cena efervescente oferece opções para todos os gostos

Não é de hoje que a cena musical em Porto Alegre ferve de talentos nos mais diversos gêneros. Do instrumental ao eletrônico, da canção ao pop, fomos conhecer cinco lugares que evidenciam a produção de música autoral na cidade. Descobrimos um roteiro e tanto para quem quer conhecer o que é feito no sul do país, com programas para todas as idades. 

 

Café Fon Fon 

Criado pela pianista Bethy Krieger e pelo saxofonista e flautista Luizinho Santos, o Café Fon Fon abriu as portas em 2012. Com ambiente intimista e piano de cauda do palquinho, por ali já passaram artistas dos mais diversos gêneros de Porto Alegre e também de fora do Brasil.

Bethy, que tem 30 anos na música, acredita que o empenho do Café Fon Fon em dar estrutura aos músicos acabou por incentivar a cena cultural a fazer o mesmo. Segundo ela, “a cena está cada vez mais rica de possibilidades. Vejo pela quantidade de propostas que a gente recebe para apresentações aqui. É uma cena muito grande e que existe há muito tempo”, contextualiza. 

Café Fon Fon valoriza a produção musical a partir da qualidade técnica (Crédito: James Santos)
Café Fon Fon valoriza a produção musical a partir da qualidade técnica (Crédito: James Santos)

Quando funciona: De quinta a domingo, das 20h à meia-noite, aos domingos também no horário de almoço.

Onde fica: R. Viêira de Castro, 22 – Farroupilha, Porto Alegre

 

Agulha

Bastante frequentado pela galera jovem-adulta, o Agulha é um bar e casa de shows que fica escondido, numa rua sem saída no quarto distrito de Porto Alegre. 

Fora do circuito para uns, especial por seu caráter único para outros, a casa, que abriu em 2017, se consagrou por igualar shows de grande porte do circuito nacional com a produção autoral do Rio Grande do Sul e da capital gaúcha. Acontecem no Agulha projetos como o Concha, que já visitamos aqui no Hello Cidades

Com capacidade para 280 pessoas, o Agulha já trouxe nomes como Duda Beat, Letrux, Juçara Marçal, Negro Leo, Josyara, a local Dingo Bells, entre muitas outras. 

Bar escondido caiu no gosto dos porto-alegrenses ávidos por bons shows
Bar escondido caiu no gosto dos porto-alegrenses ávidos por bons shows

Quando funciona: de quarta a domingo, das 19h às 2h

Onde fica: Rua Conselheiro Camargo, 300 –  São Geraldo

 

Musical Évora, no Multipalco Theatro São Pedro 

Todas as quartas-feiras úteis, das 12h30 às 13h15, o Musical Évora garante a pausa para apreciar boa música, de graça, no centro de Porto Alegre. Um projeto do Theatro São Pedro, antes executado no foyer nobre do teatro centenário, hoje ocupa a Sala da Música do complexo cultural Multipalco. 

Há mais de 20 anos o Musical Évora dá espaço para artistas locais mostrarem seus trabalhos autorais tanto quanto projetos de tributo a outros artistas. “Bem no início era só música clássica e se chamava ‘Música ao Meio Dia’. Como havia muita procura de outros estilos, o patrocinador aceitou e decidimos ampliar”, conta Carmen Lúcia da Fonseca Morandi, curadora do projeto. 

 

Musical Évora apresenta talentos e estilos musicais ao público do Centro Histórico toda semana
Musical Évora apresenta talentos e estilos musicais ao público do Centro Histórico toda semana

Frequentado principalmente pelos moradores da terceira idade do Centro Histórico, o Musical Évora faz parte do cotidiano. “Às vezes as pessoas vêm até mim com os olhos cheios de lágrimas me agradecer por estar fazendo isso. Não é maravilhoso? E ainda tem gente que diz que cultura é supérfluo. É a mesma coisa que dizer que não precisamos comer para alimentar o corpo. A arte é o alimento da alma”, enfatiza.

 

Quando funciona: todasas quartas-feiras úteis, das 12h30 às 13h15

Onde fica: No complexo cultural do Theatro São Pedro – Praça Mal. Deodoro, s/nº.

 

Onde mais ir para ouvir música autoral em Porto Alegre:

London Pub

Clima aconchegante e intimista no bairro Cidade Baixa, com destaque para shows instrumentais de jazz. A decoração faz referência à capital inglesa, servem drinks e petiscos. 

 

Espaço Cultural 512

Também na Cidade Baixa, o 512 tem clima de bar, espaço ao ar livre, e é famoso por receber shows autorais e propor convites aos músicos da cidade. Já se apresentaram os artistas locais Pedro Cassel, André Paz, Thays Prado e Gabriela Lery, entre muitos outros.

Pedro Cassel com seu show ‘Abrir’, no 512. Espaço abre o palco para artistas locais toda semana (Crédito: Gui Beck)
Pedro Cassel com seu show ‘Abrir’, no 512. Espaço abre o palco para artistas locais toda semana (Crédito: Gui Beck)

 

POSTS RELACIONADOS

motostyle
música

Criando vídeos de dublagem no TikTok com moto g⁸ play

hellocidades
hellopoa

Vila Flores: colaboração, arte e educação em Porto Alegre