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Nostalgia sempre est(ar)á na moda


Escrito por Motorola

Por que os remakes, revivals e versões fazem tanto sucesso na televisão e no cinema

A moda e a cultura pop vivem de evoluções e ressignificações, os famosos revivals. Se, por um lado, as transformações tecnológicas apresentam o futuro, a nostalgia também ocupa um espaço bem grande na produção de artistas e criativos pelo mundo. Mas por que isso acontece?

Especialistas dizem que esse processo é pautado pelas gerações. Pense em você lá, criança, sendo apresentado à cultura da sua época: música, moda, televisão, cores e formas. Nesse momento tudo é novo: para você, esse é o jeito como o mundo é e sempre foi. Conforme o tempo vai passando, no entanto, novas modas surgem, estilos diferentes aparecem e conteúdos são criados. Então você começa a se dar conta de que aquele imaginário da melhor fase da vida, a infância, ficou perdido no tempo.

Na casa dos 30 anos, quando a maior parte dos produtores de cultura está na fase mais produtiva da carreira, essas lembranças boas voltam e existe um desejo de reviver aqueles momentos. Assim, novos produtos e projetos são criados para, de alguma forma, trazerem de volta o gostinho daquela geração. Por isso, os revivals mais fortes são aqueles que têm entre 20 e 30 anos de idade.

É claro que nem tudo vai ser exatamente da mesma maneira: a nostalgia traz só o que é mais clássico no sentimento de um tempo, mas os materiais mudam, os meios se adaptam, as abordagens se inovam.
Hoje, estamos no meio de um grande revival do final dos anos 1980 e começo dos 1990. Exatamente o momento da infância da galera que hoje está entre 30 e 40 anos. Quer conferir uns exemplos? Venha com a gente!

Stranger Things


Foto: Divulgação

Com um mar de referência ao final dos anos 1980, a série da Netflix foi um estouro de amor nostálgico para seus fãs. Além de brincar com filmes clássicos da época, como Goonies, ET, Alien e outros, ainda traz de volta a queridinha dos anos 1990, a atriz Winona Rider. Para a segunda temporada, que estreia no dia 31 de outubro, mais referências e mais nostalgia.

Spice Girls


Foto: Divulgação

Sucesso absoluto nos anos 1990, o grupo está com planos de voltar, sem Mel C e Posh (Victoria Beckham), para uma sequência de shows em 2017. Os fãs, agora trintões e quarentões, estão vivendo momentos de ansiedade extrema a cada novidade divulgada pelas garotas. Assim, a resposta para o refrão famoso “Tell me what you want, what you really, really want” fica fácil, não?

Vinis e fitas cassete


Foto: Wikipedia

Primeiro as vitrolas, que foram voltando como quem não quer nada e agora já se tornaram objeto de desejo (e até de decoração) de modernos por todo o País. Mas o que parecia impossível também está acontecendo: tem uma galera trazendo de volta as fitas-cassete. O que era o top da modernidade nos anos 1980 passou por antiquado e começa a ensaiar seu retorno, como retrô. Já não seria surpresa ver alguém com um nostálgico walkman por aí, não é mesmo?

Moda 1990


Foto: Pinterest

São tantos os retornos que fica até difícil fazer uma lista. Calças de cintura alta, jeans baggy, cropped tops, plataformas, camisetas mais alongadas como as de basquete para os meninos e, como esquecer?, os Tattoo Chokers – colares de plástico que imitam uma tatuagem tribal e são usados bem colados ao pescoço. É claro que a tendência não dita que você deva se vestir como uma pessoa dos anos 1990 dos pés à cabeça, mas uma referência sutil, misturada às novas tendências, cria um look que demonstra estar por dentro de tudo o que é tendência.

Qual é a sua nostalgia dos anos 1980 a 1990? Nós da Comunidade temos um lugar especial no coração para o StarTak e o Razr… Ai, ai… que nostalgia!

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