hellocidades
hellobh

BH por Oscar Niemeyer


Escrito por Motorola

Confira um roteiro com alguns dos principais projetos do arquiteto na capital mineira

Belo Horizonte é um prato cheio para quem ama arquitetura e arte. A capital mineira foi um dos berços do movimento modernista, onde o arquiteto Oscar Niemeyer mostrou pela primeira vez suas formas curvilíneas e inovadoras.

Para celebrar o aniversário do artista, que seria no dia 15 de dezembro, o Hello Moto preparou um roteiro com alguns de seus principais projetos em BH.

Museu de Arte da Pampulha

O Museu de Arte da Pampulha (MAP) foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer para a região da Pampulha. O espaço foi projetado para ser um cassino, no início da década de 1940, e só em 1957 virou museu. O paisagismo de Burle Marx tornou o local ainda mais impressionante.

Nós estivemos no MAP em maio para conferir a Bienal de Arte Digital. Clique aqui para ver mais.

Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Museu de Arte da Pampulha (MAP)

Casa do Baile

Do outro lado da Lagoa da Pampulha está localizada a Casa do Baile, que ficou fechada por mais de 30 anos e foi reaberta em 2002. O espaço recebe exposições temporárias e eventos variados, e se destaca pela forma como suas curvas se integram à paisagem.

Casa do Baile
Casa do Baile

Casa Kubitschek

O conjunto arquitetônico da Pampulha é formado ainda pela Casa Kubitschek, que foi projetada em 1943 para ser a residência de fim de semana do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. O espaço funciona hoje como museu e está aberto à visitação.

Casa Kubitschek
Casa Kubitschek

Biblioteca Pública Professor Luiz de Bessa

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi criada em 1954 e está localizada na Praça da Liberdade. A arquitetura imponente segue as linhas sinuosas que caracterizam o trabalho de Oscar Niemeyer.

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Edifício Niemeyer

Para finalizar o passeio, vale uma passagem pelo Edifício Niemeyer, também situado na Praça da Liberdade. As curvas do prédio, que tanto chamam atenção, remetem às Serras Mineiras.

Edifício Niemeyer
Edifício Niemeyer

Veja mais: Os segredos dos mares de morro mineiros.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
geek

Agenda cultural: o que vem por aí em 2019

motostyle
arte

Mobgrafia: fotografando melhor com o smartphone