Confira um roteiro com alguns dos principais projetos do arquiteto na capital mineira
Belo Horizonte é um prato cheio para quem ama arquitetura e arte. A capital mineira foi um dos berços do movimento modernista, onde o arquiteto Oscar Niemeyer mostrou pela primeira vez suas formas curvilíneas e inovadoras.
Para celebrar o aniversário do artista, que seria no dia 15 de dezembro, o Hello Moto preparou um roteiro com alguns de seus principais projetos em BH.
Museu de Arte da Pampulha
O Museu de Arte da Pampulha (MAP) foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer para a região da Pampulha. O espaço foi projetado para ser um cassino, no início da década de 1940, e só em 1957 virou museu. O paisagismo de Burle Marx tornou o local ainda mais impressionante.
Nós estivemos no MAP em maio para conferir a Bienal de Arte Digital. Clique aqui para ver mais.

Casa do Baile
Do outro lado da Lagoa da Pampulha está localizada a Casa do Baile, que ficou fechada por mais de 30 anos e foi reaberta em 2002. O espaço recebe exposições temporárias e eventos variados, e se destaca pela forma como suas curvas se integram à paisagem.

Casa Kubitschek
O conjunto arquitetônico da Pampulha é formado ainda pela Casa Kubitschek, que foi projetada em 1943 para ser a residência de fim de semana do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. O espaço funciona hoje como museu e está aberto à visitação.

Biblioteca Pública Professor Luiz de Bessa
A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi criada em 1954 e está localizada na Praça da Liberdade. A arquitetura imponente segue as linhas sinuosas que caracterizam o trabalho de Oscar Niemeyer.

Edifício Niemeyer
Para finalizar o passeio, vale uma passagem pelo Edifício Niemeyer, também situado na Praça da Liberdade. As curvas do prédio, que tanto chamam atenção, remetem às Serras Mineiras.

Veja mais: Os segredos dos mares de morro mineiros.