motostyle

Novas tecnologias e smartphones: o futuro em nossas mãos


Escrito por Motorola

Todos os dias descobrimos alguma inovação tecnológica que promete revolucionar a nossa interação com o mundo e as pessoas. Foi assim com os smartphones, que surgiram no início deste século, transformando a comunicação e se tornando ferramentas totalmente essenciais e integradas ao nosso dia a dia.

Mas, o que podemos esperar do futuro? Inspirados pelos crescentes debates sobre os impactos da tecnologia na nossa realidade, como os despertados pelo seriado Black Mirror da Netflix, nós do Hello Moto separamos seis tendências e novas tecnologias envolvendo  smartphones, que prometem fazer parte da sua vida nos próximos anos. Confira!

Inteligência Artificial

Quem não se lembra do filme “A.I. – Inteligência Artificial”, de Steven Spielberg, com uma criança-robô que possuia personalidade e sentimentos? Hoje, as Inteligências Artificiais já fazem parte da realidade, mas não com robôs superinteligentes como nos filmes.

Nos smartphones, o uso dessa tecnologia vem crescendo em aplicativos para aprimorar o desempenho e oferecer uma interação cada vez mais personalizada. O Google Assistent, ajudante pessoal que veio para substituir o Google Now nos aparelhos com experiência de Android puro, é um exemplo de aplicativo que utiliza Inteligência Artificial para se comunicar com os usuários. Coisa de filme? Que nada!

Bitcoin e Blockchain

A Bitcoin é uma moeda digital desenvolvida para ser uma nova forma de se fazer transações financeiras usando apenas a internet. Ela utiliza a tecnologia do Blockchain que descentraliza informações do usuário para garantir a segurança. As Bitcoins são geradas através de um processo chamado mineração, onde os computadores precisam resolver operações matemáticas para ganhar as moedas. Esses recursos e aprendizados têm sido usados principalmente por fintechs, startups que usam de muita tecnologia para oferecer versatilidade, segurança e a praticidade do smartphone para facilitar nossa vida bancária. Dispensado burocracias e processos que nos tomam tanto tempo.

Internet das Coisas

De forma simples, Internet das Coisas significa a integração de aparelhos e objetos comuns com o mundo digital através da internet. Imagine uma geladeira conectada ao seu smartphone, que te envia uma mensagem quando você precisa ir ao mercado. Ou uma pulseira que monitora a sua saúde, enviando relatórios regularmente para o seu aparelho. No futuro, quase todos os aparelhos e eletrodomésticos estarão conectado à rede e, consequentemente, aos smartphones, otimizando o funcionamento e oferecendo mais opções de controle aos usuários.

Entregas via Drone

Atualmente, uma das principais questões enfrentadas pelas cidades é o problema da mobilidade urbana. Porém, mais uma vez, a tecnologia surge para apresentar soluções criativas: imagine fazer um pedido pelo seu smartphone e recebê-lo pouco tempo depois via Drone. Essa é uma das principais promessas das empresas de e-commerce para o futuro. A Amazon foi uma das primeiras a idealizar esse projeto, porém a JD.com saiu na frente e já executa entregas com drones em quatro regiões da China.

Carros sem motoristas

Carros voadores e sem motoristas lembram cenas da trilogia “De Volta para o Futuro” e estão cada vez mais perto de se tornarem realidade. Se, por um lado, ganhar os céus ainda é uma tarefa difícil, carros autoguiados já estão sendo produzidos e prometem chegar às ruas em poucas décadas. A Google, que também desenvolve pesquisas nesse setor, anunciou que seus carros autoguiados já andaram 2,5 milhões de quilômetros em testes e que, no futuro, eles estarão pelas ruas e poderão ser acionados e controlados pelos smartphones, via aplicativo.  

Super Smartphones

Ligada nas tendências, a Motorola também produz inovações para transformar interações das pessoas com a tecnologia. Lançados em 2016, os Moto Snaps são módulos removíveis que se conectam aos smartphones da família moto z, adicionando novas funções ao aparelho. As opções são variadas, você pode transformar o seu smartphone em um projetor, em um gamepad, em uma caixa de som estéreo, em uma câmera 360°, em uma potente Hasselblad, ou acrescentar horas de bateria extra. São inúmeras as possibilidades de uso que os Snaps oferecem, convertendo o seu smartphone em uma ferramenta ainda mais potente e indispensável. Encontre os Snaps que mais se encaixam nas suas necessidades aqui.

Quer saber mais sobre tecnologia? Confira mais matérias no Hub Hello Moto.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
arte

Cenografia: novos espaços num clique