hellocidades
hellosãopaulo

Restaurantes de culinárias inusitadas em São Paulo


Escrito por Motorola

Confira a nossa lista de restaurantes e culinária tradicional que vocêpode encontrar em São Paulo.

Jantar em um restaurante italiano ou reunir os amigos em um restaurante japonês são hábitos que já fazem parte do dia a dia de quem vive em São Paulo. A capital paulista tem a vantagem de reunir uma grande variedade de bairros formados por imigrantes – portugueses, italianos e asiáticos são maioria pela cidade.

O que muitos de nós acabam deixando de lado na hora de escolher onde comer são as opções inusitadas de culinárias espalhadas por São Paulo. Há espaço para a gastronomia polonesa, escandinava, síria… A lista é longa. Então, que tal provar novos sabores da próxima vez que for a um restaurante? Confira nossas dicas a seguir.

Svanen

Localizado no Clube Escandinavo, o restaurante Svanen traz em seu cardápio pratos clássicos da cozinha escandinava, como o smorgasbord, uma mesa de peixes e carnes frias, patês e saladas que varia todos os dias, servido apenas às sextas e aos sábados, no jantar, e, aos domingos, no almoço. A casa prepara também sanduíches e petiscos típicos para eventos. O Svanen fica na Rua Morais de Barros, 1.009, no Campo Belo.

Svanen (foto: reprodução)

Wolf’s Garten

Ainda que não apresente culinária variada, o Wolf’s Garten tem como destaque as receitas austríacas, feitas pelo chef de mesma nacionalidade, Markus Wolf. Pratos como o wiener schnitzel, um filé de porco à milanesa com salada de batata, e o strudel de maçã, acompanhado de sorvete de canela, são boas pedidas por lá. Você encontra o Wolf’s Garten na Rua Lisboa, 284, no Jardim Paulista.

Azucar

O Azucar traz sabores tipicamente cubanos, como os tacos, os charutinhos e os chilli beans. O espaço oferece ainda aulas de dança e happy hour embalados por muita música latina. Os drinks, como o mojito, também fazem sucesso na casa, que fica na Rua Doutor Mário Ferraz, 423, no Itaim Bibi.

El Guanahaní

Em seu El Guanahaní, o chef colombiano Jair Affonso Abril Rojas reúne temperos clássicos de seu país de nascença. Aposte em petiscos como a picada guanahaní, com pipoca, carne de sol, chips de banana da terra e torresmo, e as arepas, discos de milho assados que são servidos abertos para cada um montar sua versão com recheios variados, como guacamole ou carne desfiada. Por lá, você também encontra drinks exclusivos à base de rum, um dos principais ingredientes do local. El Guanahaní fica na Rua Joaquim Antunes, 391, em Pinheiros.

El Guanahaní (foto: reprodução)

Maria Escaleira

Reunindo receitas do leste europeu, o Maria Escaleira traz no menu pratos como o estrogonofe russo e o goulash húngaro. Mas o destaque fica mesmo por conta dos sabores poloneses – influência do chef Andrzej Wica, como o pierogi, um ravióli recheado de queijo branco e creme de batata com ervas coberto de pedaços crocantes de bacon, e o piernik, um bolo polonês de mel com doce de damasco. No bar, todas as vodkas são polonesas, com drinks como a Nalewka, bebida de infusão de frutas em vodka, sem açúcar. O restaurante está localizado na Rua Mourato Coelho, 53, no bairro de Pinheiros.

Talal

Tudo começou quando o refugiado sírio Talal Al-tinawi veio ao Brasil acompanhado da esposa, Ghazal, e dos filhos. Logo que chegaram no país, eles começaram a vender pratos típicos da Síria, preparados em seu apartamento, no Brás, e aceitando encomendas via Facebook e Whatsapp. Com o negócio, participaram de eventos como a Festa do Imigrante e feiras no Museu da Imigração, até decidirem dar o próximo passo: abrir um endereço físico.

Para isso, Talal criou um financiamento coletivo em uma plataforma online e, atingido o objetivo, abriu as portas do restaurante Talal. Por lá, você encontra desde pratos clássicos, como homus, esfihas e kibes, até receitas menos conhecidas por aqui, como o hira bisbaou, uma massa com lentilhas e melaço de romã, e o maqluba, com arroz, berinjela frita, carne moída e pimenta. A casa fica Rua das Margaridas, 59, no Brooklyn.

Talal (foto: reprodução)

POSTS RELACIONADOS