hellocidades
hellobh

Roteiro motofã: Gruta, o espaço da diversidade em BH


Escrito por Motorola

Morgana Soares nos levou para conhecer seu lugar preferido na cidade

A motofã Morgana Soares, de 24 anos, elegeu a Gruta como seu rolê favorito de Belo Horizonte, e levou o Hello Moto para viver um pouco da experiência do lugar. Estudante de dança, ela é frequentadora assídua do espaço há 2 anos: “Acho que é um local de diversidade, com preço popular. Aqui a gente sente segurança para dançar e mandar aquele flerte”, diz logo antes de entrar.

Situada no Horto, um pequeno bairro residencial da Zona Leste, a Gruta é vanguarda na cidade em eventos culturais atrelados às causas LGBTQ+, feministas, entre outras temáticas ligadas à liberdade individual. Ganhou notoriedade por fomentar iniciativas culturais independentes e também por oferecer espaço para ensaios, oficinas e realização de eventos.

A dançarina adora sair pela região do Horto e Centro para curtir a vida noturna de BH
A dançarina adora sair pela região do Horto e Centro para curtir a vida noturna de BH

“A gente vai vendo os amigos fazendo check-in nas redes, confirmando eventos e vê que tem alguma coisa interessante acontecendo”, diz Morgana, com seu inseparável moto g⁵ plus, sobre como conheceu a Gruta.

No mesmo imóvel, fica a sede do célebre Grupo Galpão, ícone do teatro brasileiro reconhecido internacionalmente, o que ajuda a atrair muitos jovens artistas, turistas e amantes da cultura para o entorno. A um quarteirão dali, o boteco Zona Last funciona como o esquenta da noite.

O bar é famoso por aglomerar muitas pessoas na porta e também por ser o ponto de saída do bloco Alô Abacaxi, durante o carnaval. E toda essa movimentação tem ajudado na ocupação da área, que há poucos anos estava deserta. “Acredito que a boemia mais jovem da Savassi está migrando pra cá”, observa Morgana.

Entrada da Gruta, local escolhido pela nossa motofã para um rolê noturno em Belo Horizonte
Entrada da Gruta, local escolhido pela nossa motofã para um rolê noturno em Belo Horizonte

Do happy hour ao after

Morgana nos recomendou passear por um circuito antes de adentrar a madrugada na Gruta: “O nosso happy hour é no Maletta, depois descemos pro Viaduto Santa Tereza e finalmente chegamos no esquenta da Zona Last, que fica pertinho da Gruta.”

Experimente seguir o roteiro que ela sugeriu:

Gruta – R. Pitangui, 3613 – Horto

Galpão Cine Horto – R. Pitangui, 3613 – Horto

Zona Last –  R. Pouso Alegre, 2952 – Horto

Viaduto de Santa Tereza – Avenida Assis Chateaubriand S/N – Centro

Edifício Maletta – R. da Bahia, 1148 – Centro

POSTS RELACIONADOS

motostyle
geek

Apps para manter as resoluções de fim de ano