motostyle
música

10 músicas sertanejas que falam de tecnologia


Escrito por Motorola

Com a ajuda de especialistas, o Hello Moto listou as canções do gênero que acompanharam a evolução tecnológica

A tecnologia evoluiu em ritmo frenético nos últimos anos e trouxe diversas mudanças no cotidiano das pessoas. O recado na caixa postal do telefone fixo deu lugar às mensagens instantâneas, os chats online foram substituídos pelas redes sociais, e a forma mais comum de dividir a vida é compartilhando imagens online em tempo real.

Com letras recheadas de referências tecnológicas, a música sertaneja vem narrando essas mudanças há mais de 30 anos. “A música que primeiro vem à mente é “Telefone mudo”, lançada nos anos 1980 pelo Trio Parada Dura. No final da mesma década surgiu “Chamada a cobrar”, do Tião Carreiro e Pardinho, que falava de um interurbano, termo difícil de se ouvir em música até hoje”, conta André Piunti, jornalista especialista no gênero, e também roteirista do quadro “Bem Sertanejo”, de Michel Teló, do Fantástico.

Capa dos discos do Trio Parada Dura e Tião Carreiro e Pardinho, que usavam as novidades tecnológicas da década de 1980 como tema de algumas canções Capa dos discos do Trio Parada Dura e Tião Carreiro e Pardinho, que usavam as novidades tecnológicas da década de 1980 como tema de algumas canções
Capa dos discos do Trio Parada Dura e Tião Carreiro e Pardinho, que usavam as novidades tecnológicas da década de 1980 como tema de algumas canções

As mudanças do sertanejo como ritmo também colaboram para que as letras acompanhem as novidades do dia a dia. “Nos anos 1990 ele era 100% assumidamente romântico, mas com os anos o sertanejo se tornou mais irreverente e agitado, com músicas mais dançantes, principalmente de 2005 pra cá”, diz Marcus Bernardes, fundador do Blognejo, referência do gênero há dez anos.

Paola Corrêa, jornalista especialista em sertanejo, diz que o gênero narra não apenas os avanços tecnológicos, mas a evolução das gerações através destas mudanças. “Ela ficou cada vez mais jovem e urbana, principalmente com a chegada do sertanejo universitário. Os temas entre os jovens passaram a ser os principais assuntos das composições. E o engraçado é que lá no “Pense em Mim”, de Leandro e Leonardo, o telefone era a evolução do momento”.

Com a ajuda de André, Marcus e Paola, o Hello Moto fez uma lista com dez músicas sertanejas, de Leandro e Leonardo à Maiara e Maraisa, que usam a tecnologia como tema em suas letras.

1 – “Secretária eletrônica”, Leandro e Leonardo (1996)

“Era muito divertida e toda moderna para a época pois Leandro e Leonardo conversavam com uma secretária eletrônica, já que a dona do telefone não os atendia mais”, diz André Piunti.

2 – “Homem Do Meu Tempo“, Bruno e Marrone (1998)

“Tem tudo a ver com a evolução da tecnologia”, diz Marcus. Antes dos anos 2000 a dupla já cantava sobre a velocidade das coisas e citava diferentes tecnologias como telefones celulares e computadores.

3 – “Ligação urbana”, Bruno e Marrone (2003)

“Alô amor, tô te ligando de um orelhão” foi uma das frases mais cantadas no começo dos anos 2000. “Foi um sucesso imediato. Me lembro que todo mundo estranhou o título e a história da música, mas acabou virando um dos grandes sucessos da época”, conta André.

4 – “Mensagem pra ela”, César Menotti e Fabiano (2006)

“Mais uma tentativa de papo moderno: ‘vou te ligar, vou deixar recado, vou mandar mensagem’, dizia o refrão”, conta André.

5 – “É Fake“, Henrique e Juliano (2014)

Já na era do sertanejo universitário, a canção deixa a “sofrência”de lado e fala sobre redes sociais de forma irreverente. “No Instagram ela é top da balada”, diz um trecho.

6 – “Senha do Celular“, Henrique e Diego (2015)

“A canção fala sobre traições via conversas de celular”, diz Paola. A música aborda a questão da privacidade nos relacionamentos na era do smartphone.

7 – “Comenta Aí“, Bruno e Barretto (2016)

“Ela fala de usar a fama de curtidas nos aplicativos para fazer ciúme e conseguir novas paqueras”, conta Paola.

8 – “Te Assumi pro Brasil” de Matheus e Kauan (2016)

Parte fundamental nos relacionamentos hoje, o status no Facebook é o tema desta música, na qual um homem faz uma declaração de amor para sua amada e conta que já assumiu o namoro na rede social.

9 – “Declaração Não Digitada“, Júlia e Rafaela (2018)

A canção conversa diretamente com o conceito de phone-life balance. “Ela diz que você precisa abandonar um pouco essa loucura de aplicativos de conversa e partir pro olho no olho”, diz Paola.

10 – “GPS“, Maiara e Maraisa (2018)

“Fala sobre uma pessoa que evita seguir a rota traçada pelo GPS para levar o namorado embora depois de um término”, diz Marcus.

BONUS:

Pense em mim” – Leandro e Leonardo (1990)

“Liga pra mim, não não liga pra ele”. Dispensa mais explicações.

O Hello Moto também montou uma playlist no Spotify com essas e outras músicas sertanejas que usam a tecnologia como tema. Play!

POSTS RELACIONADOS

motostyle
arte

As coisas favoritas de Anna Muylaert

hellocidades

Oficinas de Fotografia na Casa #hellocidades