motostyle
arte

7 dicas para um feed de Instagram lindo e harmonioso


Escrito por Motorola

Quem é usuário frequente de Instagram já deve ter visto vários perfis super bem elaborados, com cores e fotos harmoniosas e cheias de estilo. Alguns apostam na fileira de três imagens que conversam entre si, outros utilizam filtros especiais, mas a verdade é que existem várias técnicas para deixar o grid do seu Instagram perfeito.

Pensando nisso, pedimos dicas para três instagrammers donos de feeds dos sonhos — Ana Requião, Carlos Henrique Reinesch e Natália Guadagnucci — sobre como criar uma estética linda para o seu perfil.

1. Preste atenção na qualidade da foto

A dica mais básica na hora de pensar em melhorias para o seu feed, segundo a jornalista Natália Guadagnucci, é investir em fotos com boa qualidade, priorizando sempre a luz natural. “Luz boa, nitidez, se os objetos estão minimamente simétricos, esse tipo de coisa. Hoje em dia esse processo é bem automático, mas eu também considero se a foto tem a ver com o meu estilo — por exemplo, quase não posto foto à noite, que seja muito escura”.

Ana Requião, que trabalha com set design e direção de arte, completa: “Como as pessoas olham o Instagram em celular, não costumo postar fotos com ângulos muito abertos e muita informação.

Foto: Reprodução Instagram @anarequiao
Foto: Reprodução Instagram @anarequiao

2. Aposte em temáticas ou em uma estética específica

Saber que tipo de fotos você vai encontrar quando entra num determinado perfil pode ser um trunfo. Isso faz com que você crie coerência e atraia um público específico interessado na sua temática.

No feed de Natália, o que chama atenção é seu olhar sobre os lugares que passa. “Na hora de fotografar, algumas coisas acabam me despertando mais atenção e, por consequência, aparecendo mais no meu feed, como plantas, flores, paredes coloridas, produtos de beleza”.

Foto: Reprodução Instagram @naguadagnucci
Foto: Reprodução Instagram @naguadagnucci

Já o fotógrafo Carlos Henrique Reinesch acredita que a identificação de seu trabalho parte mais do estilo que desenvolveu ao longo dos anos do que propriamente dos temas: “Sempre busquei uma identidade visual própria, com o objetivo de que pessoas consigam identificar trabalhos meus independentemente do tema. Cores, estilo fotográfico, escolha de lentes e ângulos são elementos normalmente característicos das minhas fotos. Tenho um feed bastante diversificado e não tenho preconceitos quanto ao que fotografar ou postar”, explica.

Foto: Reprodução Instagram @chreisch
Foto: Reprodução Instagram @chreinesch

3. Defina sua cartela de cores

Alguns perfis de Instagram são tão bonitos que a gente até perde alguns minutinhos olhando. A definição de uma cartela de cores pode contribuir, e muito, para essa sensação de beleza e harmonia.

No grid de Natália, os tons clarinhos dominam. Já Ana prefere uma paleta de cores mais quente. “Acho que combinar as cores predominantes das fotos é uma forma legal e fácil, só precisa tomar cuidado para não ficar monótono demais, tudo sempre muito parecido. Eu não sou muito fã de tons lavados, prefiro fotos com cores, acho que chama mais atenção”, avalia a diretora de arte.

Foto: Reprodução Instagram @anarequiao
Foto: Reprodução Instagram @anarequiao

4. Estabeleça um formato padrão

Muita variação de formato pode deixar o visual geral do seu Instagram meio desorganizado, então vale apostar num padrão fixo.

Ana acredita que já que o formato do Instagram é quadrado, não há necessidade de colocar aquelas bordas brancas nas fotos ou coisas do tipo. “O grid fica mais bonito com as fotos quadradinhas juntas”.

Para dar um respiro entre uma foto e outra, Natália toma cuidado com a repetição. “Se postei uma foto de uma planta com fundo rosa, a próxima não vai ser nem de planta nem rosa! Ou se é uma selfie, não postar outra em seguida, e por aí vai”.

Foto: Reprodução Instagram @naguadagnucci
Foto: Reprodução Instagram @naguadagnucci

5. Edite suas fotos antes de postar

Sim, a edição pode salvar uma foto que, em um primeiro momento, não parece tão boa. Natália curte utilizar aplicativos que auxiliam nessa tarefa. “A foto pode ter ficado um pouco torta, escura e tal, mas tem apps que ajudam bastante. Eu gosto do Facetune, que tem opções ótimas para clarear e tirar detalhes desnecessários na foto, e também do VSCO Para filtros e detalhes como a granulação e ajuste de cor”.

Foto: Reprodução Facetune
Foto: Reprodução Facetune

6. Deixe transparecer sua personalidade

Postar apenas conteúdo próprio é um grande diferencial de influenciadores de Instagram, já que assim podemos ter um contato maior com seu cotidiano e entender sua personalidade.

Carlos Henrique reforça essa ideia: “Posto apenas conteúdo autoral. Acho importante não colocar trabalhos de outras pessoas, ou deixar claro quando o fizer, pois a sua credibilidade depende de as pessoas te conhecerem e saberem te identificar. A sua página é o seu cartão de visita. Algumas vezes gosto de postar inspirações e artistas referências, porém nunca no feed, só nos stories”.

Foto: Reprodução Instagram @chreisch

7. Não siga modinha

Completando a dica acima, para criar um feed realmente harmonioso é necessário que ele reflita o seu estilo. “É minimalista? É supercolorido? É jovem da noite? A partir disso, o processo de montar um grid harmonioso fica bem mais simples, porque você já guia seu olhar para determinadas coisas/cenários”, explica Natália.

Ela também acredita que não adianta querer fazer do jeito que todo mundo já faz. “Há algum tempo, surgiu uma onda de deixar o grid bem branco: eram fotos com a saturação no mínimo, fundo branco em tudo, parede branca, look preto e branco. Acho que isso tira a graça do Instagram e acaba deixando o feed em geral padronizado demais”.

Carlos Henrique reitera: “É um trabalho que começa já no ato de fotografar. Desenvolver um estilo e uma linguagem próprios ajuda na harmonia do seu trabalho e, consequentemente, nas imagens que irão conversar entre si através desse estilo. É muito importante também desenvolver uma coerência na pós produção, encontrar a linha de raciocínio da sua própria visão fotográfica”.

Ou seja, vale seguir a máxima de Coco Chanel: “A moda passa, mas o estilo permanece!”.

Gostou? Veja também: 5 instagrammers imprimem suas lembranças preferidas do verão com o insta-share printer.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
música

Camaleão do Rock vs. Camaleão dos Smartphones