motostyle
geek

3 tecnologias que Star Wars previu


Escrito por Motorola

Confira alguns dos avanços tecnológicos antecipados pela série

 

Imaginar como será a nossa relação com a tecnologia no futuro é algo que empolga muitas pessoas. Não foi à toa que Star Wars fez tanto sucesso quando surgiu há mais de 30 anos. De lá para cá muita coisa mudou e algumas novidades antecipadas pela franquia já fazem parte da nossa realidade.

Como 4 de maio foi escolhido pelos fãs da série como o dia de Guerra nas Estrelas (fazendo um trocadilho que só funciona em inglês com a célebre frase “Que a força esteja com você”/ “May the force be with you”/ “May the Fourth be with you”), o Hello Moto reuniu aqui algumas dessas tecnologias previstas pela série para celebrar a data.

Implantes Biônicos

Você sabia que o famoso vilão da franquia, Darth Vader, é na verdade uma espécie de ciborgue? No Episódio III – A Vingança dos Sith, (cuidado com o spoiler!) Vader tem o braço esquerdo e ambas as pernas cortadas por Obi-Wan Kenobi e depois disso é levado pelo Imperador Palpatine a um centro médico onde seu corpo é restaurado com implantes mecânicos (é também nesse capítulo que o vilão ganha a sua icônica máscara preta).

Apesar das próteses utilizadas por pessoas com deficiência terem surgido há muito tempo atrás, implantes biônicos que imitam exatamente os movimentos humanos ainda são uma novidade. Em 2010, a empresa britânica Steeper Group criou a primeira versão da BeBionic, uma prótese altamente tecnológica considerada um das mais avançadas do mercado (saiba mais neste vídeo em inglês).

Androides

A ideia de robôs autônomos também não surgiu pela primeira vez em Star Wars, mas foi bastante popularizada pela série com os seus carismáticos androides R2-D2 e C-3PO.

Os primeiros autômatos começam a ser desenvolvidos com a revolução industrial no século XVIII, mas é com o surgimento da inteligência artificial na década de 1970 que essa tecnologia dá um salto e os primeiros robôs parecidos com aqueles apresentados pelas ficções começam a aparecer na vida real.

Um dos androides mais famosos da atualidade é a Sophia, criada em 2018 pelo engenheiro norte-americano David Hanson. A robô consegue conversar e aprender coisas em suas interações, além de também ser capaz de reproduzir expressões humanas com o seu rosto.

Hologramas

Quem é fã de Star Wars deve se lembrar da cena no Episódio IV – Uma nova esperança em que Luke Skywalker está limpando o R2-D2 e acidentalmente descobre o holograma da Princesa Leia que diz “Me ajude Obi-Wan Kenobi, você é minha única esperança!”.

Estes hologramas aparecem diversas vezes na série, atiçando o desejos de todos em viver nessa época onde será possível projetar imagens em três dimensões.

Em 2018, cientistas da Universidade de Brigham Young conseguiram desenvolver uma tecnologia capaz de “prender” a luz no ar através de lasers específicos, criando pequenos hologramas que podiam até ser tocados.

Essa tecnologia ainda não está acessível ao público e está um pouco longe de se assemelhar às grande imagens animadas das ficções pelo seu tamanho reduzido, mas nada impede você de brincar de projetar imagens na parede da sua casa com um moto z³ play e o snap moto insta-share projector.

Gostou? Então confira mais conteúdos como esse na seção geek.

 

POSTS RELACIONADOS

motostyle
música

Nas ondas do rádio: música e informação em todo lugar