Se você já passou pela experiência de ter o celular roubado ou perdido, sabe a dor de cabeça que é ficar sem o smartphone.
Afinal, a questão vai muito além do prejuízo financeiro e da perda dos contatos da agenda. Imagine o desconforto de ter a sua vida pessoal como contas bancárias, redes sociais, fotos particulares e outros aplicativos invadidos?
Cerca de 847,3 mil pessoas passaram por este problema no Brasil em 2021, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022. O dado representa mais de 2,3 mil telefones levados a cada 24 horas e 1,6 aparelhos subtraídos por minuto no país.
Se isso acontecer com você, nada de desespero! Existem alguns recursos que ajudam a bloquear o aparelho evitando maiores transtornos.
Como bloquear o celular Android?
1 – Encontre Meu Dispositivo (Google)
A opção para quem tem uma conta Google cadastrada no celular, é por meio da função ‘Encontre Meu Dispositivo’, que permite rastrear a localização exata do smartphone.
Mas atenção! Para rastrear um celular, bloqueá-lo ou apagar os dados por meio dessa função ele precisa, além de estar ligado e conectado à conta Google, respeitar alguns pontos como conexão com a internet – móvel ou wi-fi, localização e a função Encontre Meu Dispositivo ativos.
Depois, é só seguir os seguintes passos:
- Acesse o site (google.com/android/find) pelo navegador;
- Faça login com os dados da conta vinculada ao aparelho perdido ou roubado;
- Escolha o seu aparelho na lista que aparecerá;
- Você verá a localização do aparelho e as opções de ações como:
– Reproduzir som: o dispositivo tocará por 5 minutos, mesmo se ele estiver no modo silencioso;
– Proteger dispositivo: função que bloqueia o aparelho e sai da conta do Google;
– Limpar todo o conteúdo do dispositivo: aqui, após a limpeza não será mais possível localizá-lo.
- Como a ideia é proteger os dados, escolha ‘Proteger dispositivo’;
- Você terá a opção de enviar uma mensagem ou fornecer um número de telefone para a pessoa que encontrar o aparelho entrar em contato;
- Para finalizar, clique em ‘Proteger dispositivo’.
O bloqueio do celular é efetivado imediatamente quando há acesso à internet. Se estiver offline, será necessário esperar uma conexão para que o comando seja recebido.
Importante! Mesmo após o bloqueio do aparelho pelo Encontre Meu Dispositivo, ainda será possível saber sua localização de maneira remota.
Leia também: Pega essa dica #02 – Smartphone perdido
2 – Encontre o celular pelo IMEI
Outra alternativa para bloquear um smartphone perdido ou roubado é pelo IMEI do aparelho. Desta maneira, basta ligar para a operadora do celular, fornecer este número e pedir o bloqueio.
Mas você sabe o que o IMEI? Calma que a gente explica! IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity, o número de registro para cada dispositivo de celular. Normalmente, ele fica registrado na nota fiscal ou na embalagem do produto, mas existem outras formas de descobrir, caso você precise.
Com o aparelho em mãos, basta acessar:
- Configurações;
- Sobre o Telefone;
- Você verá a numeração IMEI do seu aparelho.
Se você não estiver com o celular, acesse a página Encontre Meu Dispositivo e clique no ícone de informações para acessar o número.
Sinceramente, esperamos que não seja necessário utilizar este passo a passo, mas se for necessário, que seja útil e você consiga proteger os seus dados e, melhor ainda, recuperar o seu Motorola. ❤