motostyle
geek

5 dicas de consumo consciente para você aderir no seu dia a dia


Escrito por Motorola

Uma lista para você repensar a maneira como consome e ajudar a reduzir o impacto no meio ambiente

Dos últimos anos para cá, muito tem se falado sobre consumir de maneira mais consciente. Mas o que isso significa? Simples. Nada mais é do que ter consciência sobre o que compramos e os impactos do descarte inadequado na natureza.

Atualmente, a humanidade já consome 30% mais recursos do que a capacidade de renovação da Terra. Pois é, já está mais do que na hora de repensarmos nossos hábitos. Afinal, pequenas mudanças no nosso dia a dia podem trazer grandes transformações para o futuro.

Veja a nossa lista com 5 dicas de consumo consciente para você aderir neste ano.

1- Troque o canudo de plástico pelo canudo de metal

A quantidade de plástico nos oceanos é alarmante e não para de crescer. Mudanças simples como substituir o canudinho de plástico por um de metal (ou parar de usá-lo) pode salvar a vida de milhares de animais marinhos.

2- Dê preferência para marcas de roupa slow fashion

A indústria da moda causa alguns dos maiores impactos ambientais do planeta. Pensando nisso, muitas marcas têm começado a aderir ao slow fashion. Na contramão da produção de roupas em larga escala e com baixa qualidade, o movimento defende a criação de peças atemporais, feitas à mão e respeitando o tempo de confecção. A ideia é diminuir o consumo excessivo e, consequentemente, o alto descarte.

Conheça mais sobre esse movimento aqui e aqui.

3 – Leve sempre uma ecobag na hora de fazer compras

Uma sacola de plástico demora, em média, 300 anos para se recompor. A dica é substituir esse produto nada sustentável por ecobags ou outros tipos de sacolas retornáveis. E para os sacos de lixo vale utilizar materiais biodegradáveis.

4 – Evite a impressão de extratos e comprovantes

Quer a sua via? Embora seja possível reciclar comprovantes de cartão, o Pollution Prevention Resource Center (PPRC) recomenda o descarte desse tipo de papel no lixo comum, pois ele contém BPA, uma substância potencialmente nociva à saúde que é liberada no processo de reciclagem. Ou seja, o melhor mesmo é recusar a impressão de extratos de compra.

5 – Divulgue o consumo consciente

Além de mudar nossos hábitos diários, é super importante compartilharmos essas mudanças com as pessoas ao nosso redor. Há vários perfis inspiradores no Instagram para seguir e aprender mais, como Um Ano Sem Lixo (@umanosemlixo), Quem faz suas roupas? (@qfsr_) e Chiara Gadaleta (@chiaragadaleta).

Conheça também o Jardim Secreto, projeto que fomenta a economia criativa e a produção manual em São Paulo.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
arte

A nova cena brasileira de colagem