motostyle
social

Como ter uma vida normal com o seu smartphone


Escrito por Motorola

 

 

Todo dia somos bombardeados com uma avalanche de informações, que muitas vezes nos deixam atônitos. Sites de notícia, notificações no celular, sms, mensagens no WhatsApp, Facebook e uma timeline que “voa” no Twitter… Camila Fremder, escritora e produtora cultural, e Jana Rosa, ex-Vj da MTV Brasil e personalidade da internet com mais de 1 milhão de seguidores, autoras de “Como ter uma vida normal sendo louca”, sucesso absoluto de vendas em 2013 e 2014, com mais de 70 mil cópias vendidas, sabem bem como é viver neste universo. O livro, inclusive, trata um pouco sobre o dia a dia de todos nós com muito bom humor.

Aproveitando o gancho da publicação e também o tema do excesso de informações, falamos com as meninas sobre como fica cada vez mais difícil a convivência online, e quais são as regras necessárias em qualquer tipo de relação. O objetivo em ter uma vida normal com o seu smartphone é resolver a dificuldade em interpretar emoções e a conotação das palavras via rede.

Evite mandar muitas mensagens, resolva na hora e responda na hora.

“Eu quero resolver na hora, sabe? Me falta um pouco de paciência para a indecisão das dezenas de mensagens trocadas… as pessoas tinham que resolver de uma vez”, diz Camila sobre a falta de clareza em que vivemos hoje em dia. “É o fim uma pessoa que não responde à sua mensagem. Porque, cara, desculpe, qualquer pessoa tem um tempo pra responder a uma mensagem”, desabafa Jana Rosa.

Evite deixar muitos correios de voz.

Poucas pessoas usam o serviço de correio de voz hoje em dia, ainda mais depois do advento do WhatsApp. “Eu acho que só secretária de dentista usa, né?”, comenta Camila. “É uma coisa mais de vó, tia, mãe…”, confirma Jana Rosa. Na dúvida, para não importunar o amigo, melhor não arriscar deixando um correio de voz.

Não ligue sem parar.

Quem nunca passou por essa? Você esqueceu o celular na mesa de trabalho, saiu para almoçar e quando voltou tinha várias ligações da mesma pessoa… Você retorna a ligação e era uma trivialidade. “Todo mundo tá o tempo todo com o celular. Se a pessoa não atende na hora, ela vai retornar. Basta apenas uma vez e um toque”, fala Camila.

Todos estamos online 24 horas por dia.

“Eu estou conectada 24 horas por dia. Acho que durmo conectada, às vezes. E eu não acho que isso é um problema.” O comentário de Jana Rosa faz todo o sentido: depois que os smartphones se popularizaram, é maior o número de pessoas online o tempo todo… Então, evite fazer piadinhas com os amigos que “não saem da rede”. “Isso não é doença, é um problema de geração. A gente não vai voltar atrás e ser uma pessoa que não é conectada”, finaliza Jana.

Além disso…

Jana e Camila não param. “Como ter uma vida normal sendo louca” virará peça com direção de Luiz Fernando Guimarães, estrelada por Maria Casadeval. E um outro livro, chamado “Enfim, 30 – um livro para não entrar em crise”, é o novo desafio literário das autoras. Elas escreveram o livro em poucos meses e em continentes diferentes, com o auxílio da tecnologia. A meta? Escrever sobre a chegada (e a vivência) dos 30 anos.

Capa do novo livro de Camila Fremder e Jana Rosa (foto divulgação).

O desafio de escrever sobre o assunto, por si só, já era ousado. Para além do tema “espinhoso”, desta vez elas ainda estavam em boa parte do tempo vivendo em continentes diferentes e fazendo reuniões via hangouts, usando um telefone celular, lidando com a diferença de fuso horário e tentando “equilibrar” as agendas. Jana na europa – ela tirou um ano sabático em que ficou viajando pela Europa e acaba de voltar ao Brasil – e Camila vivendo sua rotina de trabalhos diários.

O novo livro será lançado em 10 de novembro (mas já está acontecendo a pré-venda em vários sites) e já conta com uma página no Facebook. É só curtir e acompanhar as aventuras e as desventuras das escritoras.

POSTS RELACIONADOS