motostyle
social

Sorrisos e afeto na Luta contra o Câncer de Mama


Escrito por Motorola

Em 2007, durante a gestação, Aline Lopes recebeu um diagnóstico de câncer de mama. A partir dali, iniciou uma batalha contra a doença, passando por uma mastectomia radical e sessão de quimioterapia. Na internet Aline encontrou sua principal aliada: a informação. Sentindo que podia contribuir com informações e até dar apoio para as portadoras da doença, resolveu criar uma ONG (que teve início na internet).

A história de Aline não é nada diferente da trajetória de milhares de mulheres no Brasil e no mundo, considerando que o câncer de mama é um dos mais comuns e responde por um total de 25% dos casos registrados da doença, segundo o INCA. Após viver essa experiência, Aline uniu forças, amigos e com muita dedicação formou a Fundação Laço Rosa, ONG que é referência na luta contra o câncer de mama no Brasil.

A Comunidade Motorola conversou com a  ONG a respeito da prevenção e do dia a dia na luta do combate ao câncer.

Comunidade Motorola: A Fundação Laço Rosa é reconhecida como porto seguro para mulheres e familiares das vítimas de câncer. De que maneira é dado esse suporte?

Fundação Laço Rosa: É como se nós estendêssemos a mão para ajudar pessoas a atravessar esse momento difícil da vida. O suporte é dado de forma informativa, por meio do conhecimento de direitos do paciente, e de forma afetiva, por meio de eventos que celebram a vida, e da doação de perucas e lenços para as pacientes que perdem cabelos.

Comunidade: Quais os números do Banco de Perucas? Quantas perucas vocês doam por ano?

Laço Rosa: Recebemos, em média, 70 pedidos por mês, dos quais conseguimos atender uma média de 35 a 50 pessoas. Temos parceiros em salões de beleza que fazem a coleta dos cabelos, e a confecção é de nossa parte.

Comunidade: Vocês são responsáveis pela iluminação da Igreja da Penha e do Cristo Redentor, entre outros pontos turísticos famosos do Rio de Janeiro, com as cores da campanha do #OutubroRosa. Como surgiu esta ideia e que outras ações desse tipo vocês realizam?

Laço Rosa: Estas ações fazem parte da articulação do Outubro Rosa, movimento internacional que ilumina prédios públicos e privados para chamar a atenção para a causa do câncer de mama. Conseguimos uma parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que nos dá suporte para iluminar o Cristo, e com isso chamamos a atenção para o movimento. Além disso, realizamos ações de conscientização em escolas, universidades, igrejas e pontos de grande fluxo em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Fundação Laço Rosa ilumina os pontos turísticos do Rio em busca de conscientização (foto Alexandre Calisto / Divulgação Laço Rosa).

Comunidade: Qual é a principal dica que vocês da Laço Rosa dão para evitar a doença?

Laço Rosa: Explicamos a todas as mulheres a importância do cuidado e do autoconhecimento do corpo, das visitas regulares ao ginecologista e dos exames de ultrassonografia mamária, inclusive para idades abaixo de 40 anos. É imprescindível o acompanhamento de mamografia para aquelas que tiveram casos de câncer na família. Nós recomendamos também que tenham uma vida saudável, com rotina de esporte, alimentação equilibrada e o mínimo de estresse possível.

Comunidade: Como o #OutubroRosa contribui para a luta contra o câncer de mama?

Laço Rosa: O Outubro Rosa é nossa principal vitrine. As ações que acontecem durante o mês mostram a instituição e a causa para um número incalculável de pessoas. Por meio dessas ações, a sociedade se mobiliza, empresas nos enxergam e mostram interesse em nossos programas. Cada vez mais pessoas se conscientizam sobre a luta contra o câncer de mama.

Comunidade: Quantas pessoas fazem parte da Fundação Laço Rosa, hoje? Qual a melhor forma de ajudar?

Laço Rosa: Hoje, são cinco funcionários contratados, além da diretoria voluntária e os voluntários que participam nas ações, como o Outubro Rosa, por exemplo. Posso dizer que somos em torno de 15 pessoas, mas são milhares internet afora. São várias as formas de ajudar. Você pode doar recursos financeiros, por meio de nosso site, retwittar nossas postagens no Twitter, curtir e compartilhar os posts no Facebook, e assim divulgar o Banco de Perucas Online. Além disso, você também pode doar um lenço em qualquer um de nossos parceiros e desse modo você acaba se tornando parte ativa na luta contra o câncer de mama.

Agora é a hora de você ajudar e fazer o bem: acesse o site  http://www.fundacaolacorosa.com/ e saiba mais sobre o Outubro Rosa, como ajudar e se engajar. Entre nessa corrente! 🙂 <3

Foto hero: Eudes Santana, para CH Pink 

POSTS RELACIONADOS

motostyle
arte

Os sabores da Páscoa com o moto g7 plus

motostyle
arte

Filmoterapia de férias: filmes que inspiram bem-estar