Conheça 5 aplicativos que promovem a acessibilidade


Escrito por Motorola

Conheça 5 aplicativos que têm tornado o mundo mais acessível e democrático para pessoas com deficiência

Uma das funções sociais mais importante da tecnologia é tornar o mundo mais acessível e democrático e o smartphone entra nessa equação também. O próprio sistema operacional Android traz várias configurações nativas que contribuem para acessibilidade, tornando o ambiente digital mais inclusivo. Hoje indicaremos 5 aplicativos que contribuem para essa inclusão.

Pacote de Acessibilidade do Google

A primeira indicação não é um aplicativo em si, mas um pacote com diversas configurações do próprio Android, que você pode baixar completo diretamente na Google Play. Com o pacote de acessibilidade, os usuários terão alguns recursos na mão para tornar a experiência mais inclusiva, como controle do aparelho com gestos na tela, utilizando dois ou três dedos, configurações de contraste na tela, transcrição de áudio e até teclado em braile.

Biomob

O Biomob é um app de acessibilidade pensado para tornar a vida offline mais ativa e sociável. O aplicativo mapeia as cidades e traz avaliações de restaurantes, bares, teatros, hotéis, praças, museus entre outros lugares considerando o quesito de acessibilidade, avaliando os recursos de rampas, cardápios em braile, banheiros adaptados, intérpretes de LIBRAS, vagas exclusivas e por aí vai. Além disso, o app permite que o usuário deixe as suas próprias recomendações, ampliando o volume de recomendações nas cidades.

GuiaDeRodas

O Guiaderodas é um aplicativo global, adotado por diversos países e é utilizado para avaliar a acessibilidade de lugares para pessoas com dificuldade de locomoção. Seu sistema usa a geolocalização, ou seja, utiliza a localização do seu aparelho para encontrar estabelecimentos comerciais, pontos turísticos e outros lugares próximos que se enquadrem como acessíveis, e quem avalia a acessibilidade são os próprios usuários, ou seja, a opinião vem de quem mais entende.

Be My Eyes

O BeMyEyes é um dos aplicativos mais geniais da lista, ele tem a interessante proposta de ajudar pessoas com qualquer tipo de deficiência visual e funciona mais ou menos assim: no app, é possível voluntariar-se para ajudar pessoas com tarefas visuais a partir de chamadas de áudio e vídeo. Dessa forma, é possível ajudar a realizar tarefas cotidianas, como descobrir a cor de uma camisa, a validade de um produto, decifrar alguma embalagem, entre outras opções, conectando pessoas e ainda transformando o cotidiano de quem precisa.

HandTalk

Hugo e Maya são os assistentes que protagonizam o aplicativo HandTalk, que é um tradutor de linguagem de sinais para celulares. Nele, os dois personagens fazem a tradução a partir de textos ou voz para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Americana de Sinais (ASL) depois que o usuário solicita a tradução por digitação ou identificação de voz. Em seguida, o avatar mostra os gestos, e o aplicativo permite alterar a velocidade da reprodução para facilitar o aprendizado.

E o melhor, o app guarda todo o seu histórico, permitindo a consulta de termos e a retomada da aprendizagem.

E aí, tem outras dicas de aplicativos de acessibilidade? Conta pra gente!

POSTS RELACIONADOS

moto g100 5G e ready for: produzir conteúdo ficou muito mais fácil!

motostyle
música

Show da Katy Perry sem sair de casa? É real!