hellocidades
hellobh

Projeto mineiro incentiva a gentileza por uma cidade melhor


Escrito por Motorola

Verbogentileza se propõe a repensar a coletividade nos centros urbanos em nome da qualidade de vida e harmonia

Verbongentileza é um projeto criado em 2016, em Belo Horizonte, que tem o objetivo de juntar pessoas interessadas em construir uma cidade melhor e mais gentil para se viver.

“A necessidade surge a partir da relação das pessoas nas cidades com elas mesmas e com os outros”, diz Deborah Rocha, coordenadora do projeto.

Pautados pela ideia de que a gentileza é o caminho para uma cidade melhor, o projeto acredita e aposta que abraçar a diversidade é uma das soluções para um convívio mais leve e coletivo. “É impossível repensar um espaço urbano sem abarcar a riqueza de olhares e de necessidades de grupos diferentes. Essa é a beleza e o maior desafio do nosso projeto, pensar a cidade na sua coletividade e como envolver visões diferentes é o insumo para a gentileza, para pessoas vivendo com qualidade de vida e em harmonia“, afirma Deborah.

Público aproveita a terceira edição do Festival Verbogentileza (Foto: Divulgação)
Público aproveita a terceira edição do Festival Verbogentileza (Foto: Divulgação)

O Verbogentileza atua via três frentes. As redes sociais são o ponto constante do projeto. É ali que o público é incentivado a compartilhar posturas responsáveis, autoconhecimento e bem estar. Existe também a conexão entre pessoas, projetos e coletivos acerca do tema.

As ações pop-up na cidade buscam engajar o público em interações gentis. Ao longo dos dois anos de projeto muitas coisas já aconteceram: pintura de muro abandonado; entrega de flores nas ruas; ações interativas nas quais as pessoas deixavam mensagens gentis penduradas em árvores; um “abraçaço” promovendo abraços grátis em uma praça da cidade, entre outras ações.

Durante os três dias do festival, cerca de dez mil pessoas aproveitaram a programação totalmente gratuita (Foto: Divulgação)
Durante os três dias do festival, cerca de dez mil pessoas aproveitaram a programação totalmente gratuita (Foto: Divulgação)

O Festival Verbogentileza é a celebração do projeto com o público. Realizado anualmente, ele teve a sua terceira edição em agosto, na Praça Floriano Peixoto. Cerca de dez mil pessoas puderam aproveitar durante três dias, gratuitamente, atividades como kundalini yoga, oficinas, projeção de gentilezas nos muros, sarau de poesias, um jardim comestível, além de muita música.

Apesar de ser uma iniciativa nova, o Verbogentileza vem movimentando Belo Horizonte. “Esse ano o projeto foi muito elogiado pelas pessoas e ficamos muito felizes com isso. Já vemos pessoas esperando as nossas ações, comparecendo em todos os anos de festival, se expressando junto conosco e isso nos enche de orgulho”, diz Deborah.

Rafael Lucas Bacelar, do Coletivo Toda Deseo, no Festival Verbogentileza (Foto: Divulgação)
Rafael Lucas Bacelar, do Coletivo Toda Deseo, no Festival Verbogentileza (Foto: Divulgação)

Até o fim do ano, o projeto realiza mais ações pop-up por Belo Horizonte. Para 2019, a ideia é expandir a gentileza e atuar fora da capital mineira. “Nosso objetivo maior é transbordar”, finaliza a coordenadora do projeto.  

Acompanhe a programação do Verbogentileza no Facebook e Instagram do projeto.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
geek

Hackathon Mod The Future: nós vimos o futuro!