motostyle
esportes

Tecnologia no mundo da bola


Escrito por Motorola

O Brasileirão 2016 já está para começar. Serão 38 rodadas para definir qual dos 20 clubes participantes da 1ª Divisão será o campeão desta edição. Como todo ano, a expectativa é por muita emoção, jogos disputadíssimos e muitos gols.

Apesar de altos e baixos nos últimos anos, uma característica que tem chamado a atenção neste campeonato é o equilíbrio entre as equipes. Com forças muito equilibradas entre os times e nenhum se distanciando muito dos demais, a tendência é que o campeonato seja animado do início ao fim.

Tanto para quem briga pelo título e pelo G4 quanto para quem vai brigar para fugir do rebaixamento, as partidas serão cheias de emoção e grandes lances. Além disso, a única coisa que é certa é que, assim como nos últimos anos, teremos o smartphone como o nosso companheiro nas jornadas esportivas.

A despeito das polêmicas que envolvem o uso da tecnologia para lances decisivos do jogo, ela já faz parte do universo do futebol e representa novos movimentos e práticas dos torcedores, jornalistas e mesmo dos jogadores e times.

Com os smartphones, hoje ficou mais fácil os repórteres gravarem e transmitirem entrevistas, por exemplo. É só prestar atenção na cobertura da imprensa pós-jogo e você verá alguns aparelhos empunhados como microfones.

Mas não para por aí, os times já utilizam aplicativos, como o WhatsApp, para enviar informações de adversários e outros dados para seus jogadores, que por sua vez montam seus grupos para trocarem informações sobre as partidas.

Pode parecer exagero, mas o smartphone é de grande utilidade para os profissionais da bola. Goleiros, por exemplo, podem receber vídeos e análises de batedores de pênaltis, defensores podem receber informações sobre como o adversário ataca e como seus atacantes costumam se movimentar, e assim por diante.

Mas os smartphones não se limitam aos gramados. Muito pelo contrário, eles invadiram as arquibancadas e muitos torcedores ficam com os seus nas mãos durante toda a partida. São verdadeiros parceiros durante os jogos.

Algo que tem colaborado e muito para este comportamento são as novas arenas construídas no país para a realização da Copa do Mundo e algumas outras que foram inauguradas recentemente. Esses novos estádios costumam disponibilizar sinal wi-fi para os torcedores.

Seja para tirar uma selfie, para brincar com os amigos após um gol, para filmar algum lance decisivo ou para acompanhar as redes sociais, os torcedores usam e abusam dos seus smartphones nos estádios do Brasil e do mundo.

O Brasileirão vai começar no dia 14/05 e promete grandes emoções para os amantes do esporte. Se você for ao estádio, torça muito para seu time e tire fotos com seu Moto. Compartilhe suas imagens com a gente pelo e-mail motofoto@motorola.com.br e não se esqueça de nos dizer com qual modelo Moto você tirou as fotos.

POSTS RELACIONADOS