motostyle
geek

1º de abril: identificando fake news


Escrito por Motorola

No dia da mentira, confira algumas dicas para não cair em notícias falsas

Criar situações engraçadas entre amigos contando uma mentirinha inofensiva que se desmente depois é uma prática comum quando chega o 1º de abril aqui no Brasil, o dia da mentira.

Mas, fora desse contexto, as mentiras podem causar sérios problemas às pessoas e é por isso que hoje ouvimos falar tanto nas fake news (notícias falsas).

Veja abaixo algumas dicas para saber se uma informação que chegou até você é verdadeira ou não.

Analise a estrutura

O texto que chegou até você parece uma mentira? Talvez ele seja mesmo. Muitas das fake news que são espalhadas pela internet possuem uma estrutura semelhante que nos gera essa impressão e aciona o nosso desconfiômetro.

Começar com um “Você precisa muito saber disso!” e terminar com “Compartilhe essa mensagem com o máximo de pessoas que puder”, por exemplo, é uma estrutura que se repete em várias correntes, pois cria curiosidade e chama o leitor à ação, o que ajuda a mentira a se propagar.

Verifique a fonte

Uma das formas mais eficazes de saber se uma informação é verdadeira ou não é investigar a fonte. Em questão de minutos você consegue perceber se o site onde a notícia que chegou até você é confiável ou não, basta analisar as outras matérias postadas. Se você notar um tom sensacionalista em todas, então desconfie, sites sérios sempre tentam ser o mais imparcial possível ao divulgar suas notícias.

Cheque os fatos

Notícias verdadeiras normalmente são publicadas em diversas plataformas diferentes e se espalham com rapidez. Se determinada informação que chegou até você não é divulgada em mais nenhum outro site, talvez isso seja um sinal de que você encontrou uma fake new.

Imagem/divulgação: Fato ou Fake é um serviço do Grupo Globo que investiga fake news.
Imagem/divulgação: Fato ou Fake é um serviço do Grupo Globo que investiga fake news.

Dê uma pesquisada no Google para ver se encontra outros meios de comunicação divulgando a mesma notícia, e se mesmo assim você ainda não tiver certeza dos fatos, então pode recorrer a páginas e agências especializadas em investigar notícias, como o Fato ou Fake do Grupo Globo.  

Whatsapp Boot

Outra ferramenta que pode te ajudar a identificar se uma notícia é falsa ou não é um boot do whatsapp desenvolvido por pesquisadores da USP e UFSCar, o NILC-USP – Detecção Automática de Notícias Falsas para o Português.

Ao enviar o texto de uma notícia para o robô, ele irá te informar quais são as chances da mensagem ser verdadeira ou ser fake. Os slots gratuitos do programa acabaram, mas você ainda pode ter acesso a esse serviço comprando uma conta premium da Otwoo aqui.

Duvide de tudo

Questionar tudo o que chega até você também é um hábito que pode te ajudar a não cair em fake news. Não importa se a pessoa que compartilhou determinada informação com você é da sua família ou seu amigo, ninguém é dono da verdade e todo mundo pode ser enganado por informações falsas na internet às vezes.

Quer se aprofundar mais no assunto? Então clique aqui e veja mais dicas para fugir das fake news o ano inteiro.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
arte

Por trás das lentes de Ariel Carlomagno