hellocidades
hellosãopaulo

São Paulo 365: samba, carnaval e folia


Escrito por Motorola

Em sua nova versão carnavalesca, São Paulo tem opções para curtir a folia o ano inteiro

A maior cidade do país finalmente tem um Carnaval à altura da sua história. Para muito além do Sambódromo do Anhembi, entre pré e pós-folia, São Paulo recebeu mais de 550 blocos de rua, número recorde no país.

Se durante os cinco dias oficiais da festa 5 milhões de pessoas ferveram nos bloquinhos (e blocões), nos outros 360 dias a cidade oferece opções variadas para manter o espírito carnavalesco sempre presente. O #HelloCidades mostra a melhor forma de aproveitar a terra da garoa com muito samba e alegria.

Bloco Cecílias e Buarques desfila pelos bairros vizinhos
Bloco Cecílias e Buarques desfila pelos bairros vizinhos

LEIA TAMBÉM:

O ensaio dos blocos afros em BH

Carnaval fora do eixo em Porto Alegre

Samba e amor até mais tarde

A cidade que não dorme adora fazer um batuque noite adentro. Um ótimo lugar para entrar no ritmo do samba paulistano é o bairro do Bixiga. Lá, há mais de 10 anos, tem o Samba da Treze todas as sextas, que chega a reunir milhares de pessoas nas noites mais agitadas.

O bairro também é sede da tradicional Escola de Samba Vai-Vai, que realiza festas e ensaios ao longo do ano.

Do centro para a zona oeste, outro lugar a se destacar para quem se anima com o toque do tamborim é o Ó do Borogodó. Clássico recente do samba, o local é conhecido por reunir compositores e intérpretes atuais todos os dias da semana.

Tarados por bloquinhos

Em 2019, São Paulo recebeu o maior número de blocos de rua do Brasil. Misturando estilos e propostas diferentes, essas iniciativas demonstraram que há bloquinhos para todos os gostos. Conversamos com alguns organizadores para saber manter a animação durante todo o ano.

“O Tarado Ni Você, surgiu a partir da reunião de amigos que eram amantes da obra do Caetano e entusiastas com a ocupação de rua em São Paulo. Fizemos algumas reuniões e um financiamento coletivo e convidamos todo mundo pra um primeiro ensaio que aconteceu no Minhocão, foram 2.000 pessoas”, nos conta Zé Ed, um dos idealizadores do Tarado Ni você, um dos maiores blocos da cidade.

Além do desfile oficial durante o carnaval, o Tarado ainda participa de festas. A próxima aparição do bloco está confirmada para a Virada Cultural 2019, no dia 19 de maio.

Sambando para unir a vizinhança

De um grupo virtual de trocas e interações entre vizinhos de bairro para um bloco de rua. Essa é a trajetória do Cecílias e Buarques, bloco que, nas palavras de um dos organizadores, Diego Leporati, “narra o grande encontro da musa Cecília com o malandro Buarque e o nascimento do mítico Minhocão!”

Segundo organizador, Cecílias e Buarques é "o bloco mais democrático, divertido e desvairado da região"
Segundo organizador, Cecílias e Buarques é “o bloco mais democrático, divertido e desvairado da região”

O grupo que virou bloco busca movimentar a vida no bairro para promover a socialização. Além de apresentações da sua bateria, o Cecílias e Buarques também realiza atividades paralelas, como oficinas de percussão para crianças e festas em geral.

Mas o que existe de especial no carnaval de SP?

Ambos os entrevistados apontaram a diversidade de blocos, com estilos musicais e tribos diferentes, como o grande chamariz do carnaval paulistano. Gostou? Então pode ir se preparando para cair no samba em SP!

Bloco Cecílias e Buarques também realiza outros eventos durante o ano
Bloco Cecílias e Buarques também realiza outros eventos durante o ano

POSTS RELACIONADOS